Sobre mim

Sofia

O meu nome é Sofia. Sou a criativa da marca. A cara por detrás deste projecto. 

Nascida em Viana do Castelo em 1980. Bom, nascida em Esposende, registada em Darque. Naquela altura muitos bebés nasciam em Esposende, não sei porquê.

A mais nova de 4, aos 5/6 anos os meus pais decidiram que íamos viver para Matosinhos. Foi lá que cresci. A ver os aviões a "romper os céus" como diz o Miguel Araújo, que não é meu familiar mas podia ser, dado o sobrenome. Fui muito feliz em Matosinhos.

Contudo, as férias de Verão eram sempre passadas em Darque, entre a Quinta da Bouça e o Cais Novo.

Chegava a Viana de autocarro e, mal via Santa Luzia, sentia uma traquilidade mas como era muito nova, não sabia explicar. Hoje sei que já era amor. 

Na casa dos meus tios, sempre houve, ainda hoje há, uma divisão onde se respira pó dos tecidos e das linhas. Por vezes o espirro lá acontece, é das alergias! Isto para dizer que passei muito tempo na companhia da minha Tia Lila, um amor de pessoa, uma costureira fabulosa. Desde muito nova me interessei por tecidos, texturas, máquinas de costura e corta e cose. Ela deixava-me experimentar embora partisse algumas algumas de vez em quando. Obrigada Tia! 

Estudei artes no secundário e no 10º ano uma professora disse-me que estilismo - o que queria seguir já nessa altura - não tinha futuro. Não segui esse sonho mas não deixa de ter piada o facto de ter uma marca de vestuário e acessórios de moda. 

Em 2006, nas voltas da vida, voltei. 

A mudança custou, mas em pouco tempo, percebi que Viana é o lugar ideal para ver uma criança crescer. A Maria veio para me mostrar o quão bom é viver em Viana. Quem gosta vem, vem e volta a vir e depois quem ama... já sabem o resto.

A marca nasce desta cabeça que nunca pára. Primeiro foi a  loja, a saudosa Close(t). É d'Biana era necessária para além das outras marcas que lá se vendiam. A loja fecha em 2017 mas a marca não podia acabar. Faz então 10 anos, este ano, que saiu a primeira colecção inspirada na cidade mais bonita. 

Continua...